literatura

Onde passear com um gringo em São Paulo?

Eu sei. MASP, mercadão, prédio do Banespa, praça da república. Mas para onde mais? Recebi mais de 20 estrangeiros via CouchSurfing em São Paulo e tento aqui sumarizar meus lugares preferidos (e deles também).

Andar pela avenida Paulista é certamente um grande programa. Calçadas largas com sua própria cara. Andando da estação consolação para a Paulista, recomendo visitar o Conjunto nacional, que tem a Livraria Cultura, há Parque Trianon, o MASP (terça-feira gratuita e um restaurante bacana no andar de baixo), Itau Cultural, a Casa das Rosas. Importante: há um ponto de informações turisticas na Av. Paulista, 1853. Das 9 as 6 da tarde.

Nessa mesma região da Augusta há o Soul Café, o restaurante Balaio do Mocotó e o Acai Beach Bar, onde há o encontro semanal dos couch surfers. Dali é possível descer em direção aos Jardins e oscar freire.

Na região do parque Ibirapuera temos o MAM, o MAC, o Museu da Consciencia Negra e o restaurante Vista, um rooftop que vai fazer os gringos te agradecerem. A vista é estonteante para o parque e o obelisco. O instituto Butantã, o Zoológico e o jardim Botânico chamam bastante atenção para os gringos, mas ficam em pontos afastados da cidade.

Alguns acham brega, mas a grafite na Vila Madalena e o Beco do Batman fazem bastante sucesso, além de poder andar nos barzinhos, cafés, docerias e livrarias da região. Recomendo o La da Venda.

Chegando mais ao centro, temos o Pateo do Colégio, o centro cultural do Banco do Brasil, a praça São Bento (que tem canto gregoriano aos domingos). Subir no prédio do Santander (antigo Banespão) oferece uma vista linda e um café. Agende com antecedência. O edificio Matarazzo é um desses grandes e antigos com muita história (sendo desapropriado dos italianos na segunda guerra). Oferecia visita no topo, mas não mais.

A partir dali, para chegar ao essencial Mercado Municipal, passar pela Ladeira Porto Geral e 25 de março são experiências antropológicas. Cuidado com os preços do mercadão. Se for dar uma fruta diferente para o seu amigo, eu aconselho o mangostim.

Tem muitas outras coisas para conhecer: Parque da Luz, Estacao da Luz, o machucado Museu da Lingua Portuguesa, a incrível Pinacoteca e a Sala Sao Paulo, OSESP. O bairro da Liberdade agrada muitos, sendo que sábado de manhã há uma grande feira na região. Basta descer no metro.

Para visitar a noite, há o forró do Canto da Ema, o samba no Ó do Borogodó, ambos bem roots e que deixam qualquer gringo feliz. O bar Seu Chico e o Centro Cultural Rio Verde são excelentes opções.

Eu não gosto, mas os gringos curtem bastante o Museu do Futebol no estádio do Pacaembú.

E para comer? Infinitas possibilidades. Mas eu indico o sushi do Kan Sushi (precisa reservar, ha apenas 8 lugares), a coxinha do Veloso, o pão de queijo do la da Venda, um pastel e caldo de cana da feira, um brigadeiro, queijo coalho e carne seca. A pizzaria pode ser a Esperança ou a Quintal do Braz.

Comentários

Padrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *