literatura

Sites e truques para achar registros dos seus ancestrais italianos, portugueses e outros

Sempre achei cafona buscar a árvore genealógica da família. Comos e fosse uma corrida para se provar europeu. Bem, fui picado pela curiosidade, para deixar de herança para meus filhos. Além da consulta em cartórios do Brasil, que vão te dar datas e pistas importantes para achar seus antepassados, é fundamental consultar alguns sites da internet:

Para imigração mais recente, procure nessa coleção do family search, que indexou os cartões de imigração de 1902 a 1980:
https://familysearch.org/search/collection/2140223

Foi lá que encontrei os ta-tataravos ucranianos de minha filha, Andrei e Tatiana Turczyk, pais de Jakub; assim como os seus tataravos italianos, Pasquale Vulcano e Filomena Parrilla. Em um bonito cartão:

jakub_e_pais

paschoalino

Há diversas outras coleções de São Paulo no family search aqui. Mas alguns não estão indexados, como a hospedaria de imigrantes de 1882 a 1925.

Mas não se apavore! Você pode encontrar esses imigrantes mais antigos sem folhear cada página, indo no acervo digital do museu do imigrante ou no arquivo nacional:

Hospedaria de imigrantes, onde encontrei meus tataravos Valentino e Giulia Aiello e meus bisavôs Domenico Menegon e Maria Foratto:
http://200.144.6.120/memoriaimigrante/pesquisa.php?&tipo=Desembarque%20com%20base%20nos%20Livros

No museu do imigrante você também pode fazer semelhante pesquisa:
http://museudaimigracao.org.br/acervodigital/livros.php

E ter como resultado algo bonitinho e pomposo:
Screen Shot 2016-01-07 at 10.19.49 PM

Qualquer dica de outros sites é muito bem vinda!

Comentários

Padrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *